quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conheça uma das ubidas mais difíceis do mundo

Conheça a Scanuppia, a subida mais difícil do mundo


Altimetria da Salita Scanuppia
Altimetria da Salita Scanuppia
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Uma subida na Itália é considerada a mais dura do mundo ou, se não é a difícil do mundo certamente é a mais íngreme daquele país. A “Salita Scanuppia” começa na localidade de Besenello, próxima a Trento, dentro de uma reserva natural que abrange uma área de 580 hectares.
Na Salita Scanuppia
Na Salita Scanuppia, subida próxima a Trento, na Itália

A estradinha com piso de concreto áspero começa na cota 200 metros sobre o nível do mar e termina no Monte Scanuppia, a 1.515 metros. São nada menos que 1.317 metros de desnível em apenas 7,5km de estrada com uma pendência média de 17,6%.
Mas o diferencial da subida são os trechos que atingem inacreditáveis 45%, isso mesmo 45% de inclinação máxima. Para se ter uma ideia da dificuldade, a lendária escalada ao Monte Zoncolan que já recebeu várias edições do Giro D’Italia tem 10,5km e 1.210 metros de desnível com média de 11,5% de inclinação.
Salita Scanuppia
Placas advertem sobre o que virá pela frente na Salita Scanuppia

Logo no início da subida da Scanuppia, pouco mais de um quilômetro do começo da estrada, uma placa de trânsito adverte de maneira bem clara o que vem pela frente. O trecho mais inclinado tem 2km de extensão e desafia o fôlego até dos mais treinados.
O local já recebeu algumas edições do “Scanuppia Day”, um evento cicloturístico que é permitido somente para mountain bikes. Os organizadores recomendam muito cuidado na hora de descer, já que os freios superaquecem. Não é aconselhado a escalada com bikes de estrada, pois nas bicicletas equipadas com freios tradicionais é muito comum o superaquecimento dos aros e os estouros de pneus.

Fonte Bike Magazine

Nenhum comentário: